Vantagens do quarto infantil planejado.



O quarto infantil tem um papel importante no desenvolvimento dos pequenos, é no quarto que eles exercitam a criatividade, participam de brincadeiras, e tomam as principais decisões.

Hoje em dia o design montessoriano, que prioriza móveis na altura da criança para que ela possa explorar sozinha o ambiente e adquirir maior autonomia, está em alta.

Vamos citar algumas vantagens de investir em um quarto infantil planejado e dar algumas dicas para você colocar em prática na sua casa.


Vantagens de planejar o quarto das crianças


Um quarto bem planejado valoriza o espaço e deixa o ambiente mais convidativo para que as crianças executem suas atividades do dia a dia.


Melhor aproveitamento do espaço


Um quarto com móveis planejados faz com que cada centímetro da área disponível possa ser utilizado, ainda fazendo com que o espaço seja multiuso, mas delimitando os espaços para dormir brincar e estudar.


Projeto único e exclusivo


Os ambientes planejados são únicos, móveis planejados fazem com que o cômodo fique com a cara dos pequenos, e valorizam o imóvel da família.


Maior segurança


Planejar um quarto infantil vai além da beleza, ele oferece também maior segurança, pois, com o projeto adaptado ao layout do cômodo, evitam perigos como quinas em pontos onde a criança vai circular bastante ou de fácil acesso a tomadas e móveis soltos.


Praticidade e funcionalidade


Ter um projeto sob medida faz com que os espaços sejam melhores aproveitados, considerando os brinquedos que precisam ser guardados e quantas crianças vão ocupar o espaço, fazendo com que o ambiente fique mais prático e funcional para o dia a dia da família.


Unir a cama e a escrivaninha


Principalmente em residências pequenas, os móveis devem ser pensados para ocupar a menor área possível, mas de maneira que não comprometam o conforto, unir a cama e a escrivaninha pode ser uma boa saída para ganhar espaço.


Móveis atemporais


Apostar em móveis que acompanhem o crescimento das crianças faz com que o quarto se torne menos enjoativo, a dica é usar cores neutras e ir trocando papel de parede, brinquedos e roupas de cama, fazendo assim com que os mesmos móveis ganhem uma outra identidade, mas sem precisar trocar tudo.


Criar um espaço lúdico


Quando os pequenos não associam o quarto apenas como o lugar que eles usam para dormir e fazer lição de casa, eles se sentem mais confortáveis e acabam deixando sua criatividade fluir, transformando o quarto em um espaço mais lúdico.

A mobília planejada pode ajudar e muito, as cabeceiras podem ter formato de casinha, castelo, carroceria de carros e várias outras opções.


Fazer uma decoração temática


Já falamos no outro post que incluir as crianças em algumas decisões do quarto é muito legal, afinal eles são os maiores interessados no resultado, não deixe de perguntar para eles o que eles acham legal e como gostaram que fosse o quarto, e quando possível execute algumas das ideias, afinal tudo que desperta a atenção deles pode servir de inspiração, e fazer com que fiquem cada vez mais interessados, não esqueça de usar elementos que sejam facilmente substituídas no futuro.


Delimitar o espaço entre irmãos


O quarto planejado é um aliado na decoração de espaços compartilhados, ele ajuda a criar separações sem pesar o ambiente e se as crianças têm idades diferentes, é interessante delimitar a área de cada uma para que elas possam fazer suas atividades particulares sem interferências.


As variações de beliches são uma opção interessante para cômodos compartilhados, assim como escrivaninhas alongadas com duas cadeiras. Mas não esqueça de planejar um espaço comum para que eles também possam brincar juntos.


O quarto infantil planejado deve atender às necessidades da criança e, ao mesmo tempo, contribuir para a praticidade no dia a dia da casa. Com esse espírito, você pode se inspirar nas nossas dicas e tirar do papel as ideias para deixar esse cômodo perfeito!


BR 470  | KM 146 | nº 12527 | Bairro Pamplona | Rio do Sul (SC) | 47 3521-1276  | classeabr470@classeamoveis.com

©2019 por Classe A.