Poltronas: como incluir em seu ambiente.



Poltronas se adaptam em espaços compactos e em espaços mais amplos. Podem ser coloridas ou em tons mais neutros.


São muitas possibilidades para utilizar poltronas na decoração de uma casa. Seja naquele canto especial da sala, no escritório ou mesmo no quarto. Mas como usá-las de forma adequada na decoração?


Vamos dar a dica de alguns itens que você deve levar em conta na hora de escolher a sua poltrona.


Tamanho


Importante prestar atenção nas medidas da poltrona. O ideal é que suas dimensões deixem um espaço de no mínimo 80 cm para circulação.


Função


Para escolher o estofado adequado, pense na utilidade da poltrona. Se ela vai ficar na sala de estar, por exemplo, a poltrona pode ser de estofado mais firme, para receber bem as visitas. Já na sala de TV, o ideal é que elas priorizem o conforto, com um estofado mais macio. No quarto, elas podem ser reclináveis, caso ocupem o espaço de leitura. Elas podem ter uma banqueta para acompanhar, para apoio dos pés e se elas servirem como suporte para troca de sapatos e de roupas, é recomendado um estofado mais firme.


Escolha sua cor e textura


Observar as cores que predominam onde a poltrona será posicionada é muito importante. Caso a base seja de tons lisos, você pode escolher uma poltrona revestida com um tecido estampado e fazer dela o ponto de cor do seu ambiente. Caso na sala predominem os tons vibrantes, vale a pena escolher uma cor complementar para a poltrona.

Texturas ajudam na hora de escolher o material de que será feito a poltrona. Se seu sofá é de couro, escolha uma poltrona em linho ou algodão para conferir equilíbrio ao décor e vice-versa.


Posicionamento no ambiente


Na hora de posicioná-las, vale usar a tática do círculo visual. Que nada mais é dispor os móveis em um círculo ou semicírculo, de forma que quem sente no sofá consiga conversar com que está na poltrona, por exemplo. O importante é que a posição dos móveis forme um espaço delimitado.


Caso sua sala tenha dimensões amplas, vale escolher duas poltronas similares e posicioná-las uma ao lado da outra.