Conexão com a Natureza: o verde dentro de casa




Em meio ao caos urbano, dias corridos e isolamento social, buscar uma conexão com a natureza parece ser uma tarefa bem difícil. 


Muitas vezes, pela falta de tempo de cuidar ou pela falta de conhecimento, as pessoas acabam optando por colocar plantas artificiais dentro de casa. Esteticamente, fica bonito, mas elas não são capazes de trazer toda a energia que uma planta de verdade traz. Trazer a natureza para dentro de casa virou uma tendência e as pessoas estão procurando por isso cada vez mais.


Profissionais da área estão se adaptando a esta tendência e buscando fazer da natureza uma coautora dos projetos de arquitetura ou de interiores. Lidar com o contexto onde está inserido um projeto é parte essencial do exercício da arquitetura, condicionando os elementos existentes em torno da proposta.


Porém, com algumas dicas bem úteis e com uma dose de ousadia, você mesmo pode conseguir trazer este conceito tão atual e tão necessário para sua casa ou para o seu ambiente de trabalho. Quer saber mais? Continue a leitura!

Principais cuidados

As plantas tem o poder de trazer vida e mudar a cara de qualquer ambiente. Além disso, elas trazem mais qualidade de vida e ar puro para a casa.

Algumas plantas, mesmo aquelas indicadas para serem cultivadas dentro de casa, precisam de um mínimo contato com o sol ou luz natural. Por isso, escolha locais próximos a janelas e varandas para colocar suas plantinhas.

Atenção também para o tamanho da planta escolhida. Verifique se você tem espaço para inclusão de vasos grandes, que precisam ficar posicionados no chão – principalmente no caso de plantas de sombra total – e se eles não vão atrapalhar na circulação da casa. Outro cuidado importante é saber se as plantas escolhidas são venenosas, tóxicas ou se trazem algum outro perigo, como pontas ou espinhos, especialmente se crianças ou animais em casa.

Um outro ponto importante também é verificar o cuidado específico com cada espécie. Algumas precisam ser regadas mais vezes do que outras. Algumas espécies também precisam de outros cuidados, como adubação periódica, circulação de ar adequada, exposição solar, entre outros. A dica aqui é conhecer detalhadamente as características e as particulares da planta que você deseja colocar dentro de casa.

Plantas ideais para dentro de casa

1.Cróton


Esta espécie chama a atenção por suas folhas coloridas e grandes. Brilhantes e um pouco retorcidas, elas surgem em tamanhos variados e podem mesclar tons de vermelho, roxo, rosa, branco, amarelo, verde ou laranja, formando lindas combinações. A folhagem exuberante somente será mantida se a planta receber bastante sol direto. Por isso, posicione o vaso próximo a uma janela. Dicas importantes: ela não se adapta a locais com ar condicionado; ao manipular a planta, utilize luvas, pois sua seiva pode provocar irritações na pele.



Fonte Pinterest/Google


2.Orquídea


As orquídeas são plantas campeãs no uso interno e pede poucos cuidados. Uma das espécies mais comuns é a falenópsis, cujas flores arredondadas variam entre o branco, o rosa, o amarelo e a púrpura. Vale a pena substituir os vasos de plástico pelos de barro, pois são porosos e drenam melhor a água. Deve ser cultivada à meia-sombra, recebendo iluminação indireta. Preste atenção na coloração da folhagem: se estiver escura, mude a orquídea de local. A orquídea é uma planta bastante delicada.





Fonte Pinterest/Google


3. Palmeira Leque


Por apresentar um crescimento lento, é ótima para o cultivo em vasos. Mas é preciso colocá-la em ambientes amplos e bem iluminados. Suas folhas grandes, plissadas e com margem dentada, em um lindo tom de verde brilhante, chamam a atenção de quem passa. Para mantê-la saudável, remova as folhas velhas e secas e adube a espécie durante o verão. O reenvase a cada dois anos também faz parte dos cuidados necessários. Proteja-a de ventos fortes e do aparelho de ar-condicionado.




Fonte Pinterest/Google



4. Samambaia


De coloração verde-clara, apresenta folhas longas e pendentes, que costumam formar touceiras volumosas, demonstrando sua bela textura. Para tirar proveito dessas características, plante-a em vasos suspensos ou em um local alto. A iluminação ideal para cultivá-la é a meia-sombra, mas ela também gosta de receber iluminação difusa. O vento é um dos seus maiores inimigos, pois acaba queimando as folhas mais jovens.




Fonte Pinterest/Google



5. Suculentas


São plantas que apresentam raiz, talo ou folhas engrossadas, característica que permite o armazenamento de água durante períodos prolongados. Bastante fáceis de cuidar, elas costumam “avisar” do que precisam, basta prestar atenção aos detalhes. Se as folhas começarem a murchar, aumente gradativamente a quantidade de água; se as folhas da base começarem a apodrecer, diminua. Se ela ficar fina e perder muitas folhas, não está recebendo a quantidade necessária de luz. O ideal é proporcionar pelo menos quatro horas diárias de sol para que elas sobrevivam com saúde.




Fonte Pinterest/Google


6.Iuca


Com aspecto escultural, apresenta folhas longas, rígidas, pontiagudas e com bordas serrilhadas. Como em algumas palmeiras, as folhas mortas podem demorar a cair, formando uma saia sob a copa. Se envasada ainda jovem, adapta-se bem ao ambiente interno. Cuide somente para posicioná-la em um local com bastante claridade e ventilação. Depois de bem estabelecida, torna-se extremamente resistente. É importante evitar o excesso de água, pois provoca o apodrecimento das raízes.




Fonte Pinterest/Google


7. Árvore da Felicidade


Acredita-se que a presença dela na casa traz harmonia e sorte, mas para isso é preciso ganhar um exemplar de presente. Há quem acredite também que as boas energias são garantidas somente quando plantadas no mesmo vaso as duas variedades: a macho e a fêmea. Apresenta folhas pequenas, delicadas e de cor verde-escura. Para mantê-las bem escoradas, utilize tutores de madeira. Aceita sol pleno, meia-sombra ou luz difusa, mas ficará mais viçosa e cheia em áreas bem iluminadas. Atenção: ela não tolera fumaça de cigarros, ar condicionado ou vento em excesso.



Fonte Pinterest/Google

Estas são algumas das inúmeras opções de espécies lindas que você pode adotar na sua casa. Se você quiser saber mais na hora de escolher, consulte um profissional paisagista e não erre.


Que tal algumas fotos de ambientes lindos com aplicação de plantas para te inspirar? Confira!



Fonte Pinterest/Google

Fonte informações: Casa&Jardim


BR 470  | KM 146 | nº 12527 | Bairro Pamplona | Rio do Sul (SC) | 47 3521-1276  | classeabr470@classeamoveis.com

©2019 por Classe A.