Esclarecendo suas dúvidas sobre tapetes

Quando decoramos um ambiente em casa, uma das principais dúvidas que podem surgir, é em relação ao tapete. Qual o tamanho ideal? Como combinar com o resto da decoração? Como dispor os móveis sobre ele? Antes de sair para comprar este item tão importante na decoração, leia este conteúdo que preparamos para você!

Como definir o tamanho de tapete ideal?

O mais importante é que o tamanho do tapete seja proporcional ao tamanho do ambiente. Você sabia que o tapete é responsável por demarcar o espaço? Portanto, se ele for pequeno ou grande demais, com certeza irá causar estranheza. Aconselhamos um modelo que tenha, no mínimo, as mesmas dimensões de largura do sofá e que entre em baixo do móvel, até a metade dele, pelo menos. Dessa forma as duas peças parecem estar num mesmo plano, eliminando a confusão visual de piso, tapete e sofá.


Tapete redondo, onde e como usar?

Tapetes redondos são mais difíceis de usar, mas não impossível. Tapetes redondos costumam atrair quem se interessa pelo estilo moderno. O uso do tapete redondo pode ser menos intuitivo, afinal, demarcar espaços quadrados ou retangulares com objetos de linhas curvas é mais desafiador. Mas isso não quer dizer que seja impossível. Uma sala ampla, por exemplo, pode ser decorada com um tapete redondo grande. O segredo é deixar que ele ocupe todo o espaço e que fique sob grande parte dos móveis, seja na sala de jantar, quarto ou sala de estar. Se você tem um tapete redondo pequeno, a dica é usá-lo de forma mais descontraída. Confira abaixo algumas ideias:


Qual o tamanho ideal para o tapete da sala de jantar?

O ideal é cada borda ter 1 m a mais do que a área ocupada pela mesa. Para que você possa arrastar as cadeiras sem que elas enrosquem no tapete. Por exemplo, se sua mesa tiver 2m x 1m, seu tapete precisa ter 3m x 2m.


Como usar tapete nos quartos?

O quarto é um ambiente que requer conforto e neste quesito, o tapete tem um papel muito importante. Neste caso, vale a mesma dica: observe o tamanho do ambiente e do tapete, para evitar a desproporcionalidade. Há diversas formas de posicionar o tapete escolhido no quarto. Uma das opções é deixá-lo por baixo dos móveis e centralizado

em relação à cama para evitar que suas laterais fiquem desproporcionais, deixando uma borda mínima de 50 cm. Além disso, é importante escolher um tapete com textura macia e confortável, afinal, é nele que você vai pisar todas as vezes que levantar da cama.


É possível conciliar tapetes e animais de estimação?

Sim, é possível. Porém alguns cuidados devem ser tomados. Os gatos por exemplo, possuem o hábito de arranhar superfícies. Se seu gato fizer isso no seu tapete, provavelmente ele será danificado. Tome cuidado também com a urina dos pets, que tende a ser ácida, podendo causar manchas no tapete. Se você tem pets dentro de casa, procure escovar o tapete com mais frequência, para evitar acúmulo de pelos e alergias.


Cuidados com o seu tapete

As dicas de manutenção variam conforme a matéria-prima, mas existem cuidados gerais.

  • Não deixe o tapete exposto ao sol, pois as cores podem desbotar.

  • Faça uma limpeza semanal no seu tapete. Retire o pó, que pode danificar as fibras do tapete. Use uma escova de cerdas baixas, levemente úmida, e escove o tecido sempre no mesmo sentido.

  • Lave o tapete a cada dois anos ou sempre que perceber cores opacas, trama endurecida ou ressecada, manchas ou perda de brilho. Lavanderias especializadas são a melhor opção.



E lembre-se, aqui na Classe A você encontra opções maravilhosas e profissionais capacitados para ajudar você a escolher o modelo perfeito para deixar sua casa mais moderna e charmosa!


BR 470  | KM 146 | nº 12527 | Bairro Pamplona | Rio do Sul (SC) | 47 3521-1276  | classeabr470@classeamoveis.com

©2019 por Classe A.