10 dicas para organizar definitivamente o roupeiro

Organizar o guarda-roupa de forma definitiva a fim de evitar que ele se desorganize com facilidade, é uma tarefa que pode ser simples, seguindo algumas dicas super fáceis. Hoje vamos te mostrar 10 dicas para você fazer uma organização digna de profissional e deixar o seu roupeiro perfeito. Acompanhe!

1 – Descarte tudo que você não usa mais

Inicie sua organização com um “momento desapega”. Decida o que deve ficar e o que deve ser descartado, com base na frequência de uso daquela peça. Pense da seguinte forma: “qual foi a última vez que eu usei isso?” “Será que essa peça ainda faz parte do meu estilo?” Tome decisões e separe estas peças nas seguintes categorias: Jogar fora: Objetos quebrados, roupas muito velhas, rasgadas ou manchadas. Doar: Peças que não te servem mais ou que não combinem mais com sua personalidade. Doe e faça alguém feliz. Isto abrirá mais espaço no seu guarda-roupas.


2 – Cada coisa no seu lugar

Determine os espaços para os itens e roupas, assim é possível guardar cada peça sempre no mesmo local definido e a organização permanecerá.


3 – Utilize etiquetas de identificação

As etiquetas são perfeitas para ajudar você a saber exatamente o local de cada coisa na hora de devolver para o lugar. Este recurso também é importante para as outras pessoas da casa ou para sua ajudante. Assim todos saberão onde guardar tudo no seu devido lugar.


4 – Padronize os cabides

A padronização dos cabides contribui muito para o efeito visual de organização. Procure escolher cabides do mesmo material, cores e texturas.

5- Proteja peças mais delicadas


Na hora de guardar ternos e vestidos de festa, por exemplo, utilize capas protetoras e mantenha-os pendurados em local com altura suficiente para que a capa não fique com a borda dobrada. Se o espaço não for suficiente, dobre as peças ao meio.


6 - Organização dos sapatos

Primeira coisa: antes de guardar os calçados no guarda-roupas ou no closet, faça a higienização deles. Depois, organize de cima para baixo ou de frente para trás, conforme a frequência de uso dos pares. Deixe os calçados que você mais usa no dia a dia ao alcance mais fácil. Separe também por categorias. Coloque botas junto com botas, saltos junto com saltos, e assim por diante.


7- Use e abuse de organizadores, caixas e cestos

Estes itens organizadores são super bem vindos. Utilize colmeias, caixas, cestos e separadores de gavetas para manter cada item no seu lugar.


8 Utilize as gavetas

Utilize as gavetas não só para guardar meias e roupas íntimas. Você pode usar gavetas para roupas de academia, lenços, biquinis, roupas menores, cintos, acessórios e tudo mais que poderá ser colocado ali com organização. Mas lembre- se: nada de deixar tudo espalhado. As gavetas são perfeitas para utilizar as etiquetas de identificação.


9 - Faça rodízio das roupas conforme a estação

A dica é bem simples: deixe as roupas da estação vigente mais próximas do seu alcance. As peças da outra estação podem ser guardadas em caixas ou em sacos plásticos do tipo space-bags. Guarde as roupas que não estão sendo utilizadas sempre no alto do guarda roupas.


10 Dobrar ou pendurar?

Dúvida cruel para quem vai organizar o roupeiro. Não basta apenas o cuidado na hora de passar: para que as roupas estejam impecáveis na hora de vestir, é preciso saber guardá-las de forma correta também.


Tente fazer desta forma:

Lingerie e roupa de academia: em gavetas, na forma de rolinhos, para economizar espaço.

Camiseta: também em rolinhos na gaveta. Mas se o tecido não for malha e amassar demais, pode pendurar ou dobrar.

Camisa: sempre no cabide.

Blazer, paletó e jaqueta: pendurados. Adote cabides mais largos nos ombros, para manter a estrutura das peças. Se a roupa for muito pesada, dê preferência aos mais resistentes, como os de madeira.

Calça: pendurada, preferencialmente em cabide com várias camadas. Exceção para a legging, que pode ser guardada dobrada.

Vestido: pendurado, exceto se for de tricô e lã, que cedem. Roupas de festa com tecido mais sensível podem ser guardadas penduradas e devem sempre ter uma capa de proteção.

Saia: adote cabide com pregador, com proteção de silicone, para não marcar a roupa.

Peça "sensível": prenda a roupa no cabide por meio das fitinhas que geralmente estão disponíveis no interior da peça. Elas são úteis para evitar que o cabide cause marcas ou deforme o tecido. Também funcionam bem para peças que ficam "escorregando" e para saias e shorts que precisem ser pendurados.


Colocando todas estas dicas em prática, você será capaz de conquistar uma organização impecável no seu roupeiro. Lembre-se que para mantê-lo em ordem, é necessário que tudo sempre volte para o seu devido lugar.

BR 470  | KM 146 | nº 12527 | Bairro Pamplona | Rio do Sul (SC) | 47 3521-1276  | classeabr470@classeamoveis.com

©2019 por Classe A.