Dicas para escolher o sofá ideal e cuidados necessários.

O sofá é um dos itens mais importantes para trazer conforto e harmonia para a casa. Todos os detalhes devem ser levados em consideração na hora de eleger o modelo ideal, desde tamanho, formato, tecido, cor e até mesmo conforto e preço. Depois de escolher o modelo que vai estrelar na sua sala, é preciso entender os cuidados de limpeza e de manutenção para garantir vida longa ao seu sofá.

Hora de escolher: o que levar em consideração?

Antes de mais nada, você precisa ter em mente que o sofá perfeito é aquele que vai harmonizar com o estilo da sua casa, de modo geral. Supomos que ela possua um estilo clássico e clean, provavelmente um sofá muito extravagante não irá “conversar” com o ambiente. Portanto, o primeiro passo para não errar na escolha, é definir o estilo da sua casa.


Vamos prosseguir?

1- Tendências, apesar de muito interessantes, nem sempre são a melhor opção. A sua casa deve refletir quem você é, portanto, escolha o modelo que realmente gosta, pois irá conviver com ele pelos próximos anos. Não se apegue a tendências momentâneas.

2- Modelos em tons neutros facilitam a composição com móveis e objetos. Tons neutros não são somente os cinzas e beges. A gama é muito maior e pode ir para verdes e rosas esmorecidos, por exemplo.

3- Um dos erros mais comuns é comprar um sofá desproporcional ao tamanho da sala, comprometendo o espaço dos demais móveis, como a mesa de centro ou as circulações do ambiente. Escolha o modelo de modo a preencher harmoniosamente o espaço que você tem destinado para o sofá.

4- Planeje a escolha do sofá e a decoração do ambiente, pensando também nas poltronas. Elas são essenciais para deixar o local mais aconchegante e em harmonia, principalmente para receber pessoas.

5- Defina a funcionalidade do sofá. Para assistir televisão, opte por um modelo bem confortável, mais profundo e macio. Para uma sala de estar, você pode optar por um modelo mais simples e liso.

6- O estofado ideal não é nem tão mole e nem tão duro. Ele é firme. Não tenha receio em experimentar o sofá na loja, antes de compra-lo.


Cuidados para uma vida longa.

Assim como todo móvel ou objeto de decoração da sua casa, o sofá também precisa de cuidados para se manter em bom estado por muito tempo. Estas dicas simples vão ajudar você no dia a dia. Confira!

1- Não pule sobre o sofá. Parece bobo, mas é importante. A estrutura do móvel não aguenta e quebrá-lo é uma consequência fácil de ocorrer em casos assim.


2- Evite o uso de produtos químicos. Eles devem ser evitados a qualquer custo, pois danificam o tecido muitas vezes de forma irreversível.

3- Evite que o estofamento fique em contato direto com a luz solar para evitar a alteração de tonalidade do revestimento.

4- Utilize o aspirador de pó diariamente. Retire a poeira que pode se acumular sobre ele. Uma escova com cerdas macias também pode funcionar.

5- Para uma limpeza mais “pesada” utilize um pano levemente úmido com água e sabão neutro. Antes de usá-lo novamente é importante que você deixe-o secar por um tempo. 6- Para tirar pelos de pets, use fitas adesivas ou escovas próprias para este fim, facilmente encontradas no mercado.

7- Evite consumir alimentos no sofá. Migalhas de comida podem se acumular nos frisos e você ainda corre o risco de manchar o tecido com alimentos ou bebidas que possam cair no sofá.

8- Uma vez por ano, considere solicitar uma limpeza completa feita por uma empresa especializada. Com certeza vale o investimento.

O sofá é um item muito importante da casa e precisa ser perfeito. Se ainda te restam dúvidas sobre o modelo ideal para você, visite nossa loja e converse com a nossa equipe. Será um prazer ajudar você nesta escolha tão especial!

BR 470  | KM 146 | nº 12527 | Bairro Pamplona | Rio do Sul (SC) | 47 3521-1276  | classeabr470@classeamoveis.com

©2019 por Classe A.