Cuidados essenciais com seus móveis



Saber quais são os cuidados básicos com os móveis da sua casa, sejam eles planejados ou não, é essencial para garantir a maior vida útil e a beleza deles. Isto vale para os móveis em madeira maciça ou MDF e também para os sofás e poltronas. Móveis com superfícies em pedras também precisam de cuidados.

Este é um guia simplificado com dicas essenciais para ajudar você a cuidar dos seus móveis com muito carinho.

Evite a umidade

Todos nós queremos que nossos móveis durem muitos anos, não é? Para isso, é muito importante que eles estejam bem longe de qualquer sinal de umidade. Verifique constantemente as paredes próximas ao móvel e também o piso em que ele está apoiado. 

Observar alguns sinais é essencial para diagnosticar se aquele cômodo apresenta umidade ou infiltrações:

  • Bolhas na pintura.

  • Manchas acinzentadas ou escuras nas paredes.

  • Rodapés soltos ou manchados.

  • Manchas e rachaduras no teto.

  • Cheiro de mofo no ambiente.

Se identificar alguns destes problemas, procure auxílio profissional para solucioná-los. Além disso, mantenha os ambientes sempre ventilados. Quanto mais circulação de ar, melhor. Umidade e infiltrações são as maiores inimigas dos seus móveis.

Foto:Luminna

                                                                                                                 

Evite que seus móveis fiquem expostos ao sol

A incidência direta dos raios solares pode causar manchas e desbotamento irreversível no seu móvel. Isso acontece bastante com móveis que ficam expostos no jardim ou em varandas. Tome cuidado.

Foto: BlogSol&Água

                                                                                                    

Evite sobrecarga de peso

Respeite o limite de peso que cada móvel possui. A sobrecarga pode causar envergamento. Isto vale para as prateleiras internas também, como as da cozinha, do closet ou da lavanderia. Evitar a sobrecarga também é importante para evitar acidentes. 


Foto: Elo7

                                                                                                                 

Faça limpezas periódicas

A necessidade de limpeza varia de acordo com o local onde você mora. Pode ser que exista incidência de muita poeira, ou maresia, necessitando de limpeza constante.

O ideal é realizar a limpeza das superfícies entre duas ou três vezes por semana. Evite qualquer tipo de produto químico. O correto é utilizar um pano macio levemente umedecido com água e depois um pano seco para retirar a umidade.

Fique sempre de olho no interior dos móveis. Verifique se pode estar ocorrendo vazamentos, mofo ou sinais de umidade.

Para os sofás, cuidados e limpeza periódica também são essenciais. Um pano úmido com água e vinagre branco são uma ótima opção para limpar e desinfetar a superfície do sofá. Faça isso diariamente e respeite sempre o tempo de secagem do tecido.


Foto:Enele

                                                                                                                   

Cuidados com as pedras das bancadas

Para as bancadas (principalmente de cozinhas e banheiros) feitas em mármore, granito ou qualquer outra pedra natural, o cuidado merece atenção. Manchas podem ocorrer devido a porosidade do material.

Cuidado com refrigerantes, óleos em geral, vinho, vinagre, limão, ferrugem, produtos com corantes fortes, pois podem manchar sua pedra até de forma irreversível. Jamais utilize na limpeza de mármores e granitos produtos abrasivos ou com princípio ativo forte, tais como sapólio, água sanitária, amoníaco, hipoclorito de sódio, soda cáustica, querosene ou ácido. Eles também podem danificar permanentemente a sua pedra.


Foto: Compac

                                                                                                              

Gostou das dicas? Comece a colocá-las em prática hoje mesmo e garanta que seus móveis durem por muito tempo e que os ambientes da sua casa fiquem sempre bonitos!

BR 470  | KM 146 | nº 12527 | Bairro Pamplona | Rio do Sul (SC) | 47 3521-1276  | classeabr470@classeamoveis.com

©2019 por Classe A.