Apartamentos pequenos: como usar as cores a seu favor




Apartamentos pequenos são uma realidade no mercado imobiliário. Mas a planta com metragem reduzida e/ou integrada não significa uma decoração monótona e muito menos limitada. A cor pode jogar a seu favor de diversas formas: nas paredes, piso, teto, marcenaria e detalhes inusitados. Abaixo, separamos projetos que mostram como ser criativo usando pouco:


Foco de Cor


Pode parecer óbvio, mas muita gente tem medo de arriscar na hora de pintar a casa. Por isso, vale escolher uma única parede para ser seu foco de cor, principalmente quando estamos falando de apartamentos pequenos, muitas vezes integrados. Um exemplo ótimo é o escritório Fadul Copello fez na reforma do apartamento de 70 m² no Rio de Janeiro. O azul do quarto, além de funcionar como uma cor calmante para os sonhos, contrasta com a madeira da marcenaria planejada, formando uma paleta que é a cara do carioca. Outra opção é investir em uma parede decorada: Matheus Iltchechen fez uma meia parede na sala de seu apartamento alugado. O recurso cromático dá a sensação de amplitude horizontal e ainda brinca com a porta do banheiro, integrada nessa dança.



Efeito visual


Para contrastar com a paleta de cor sólida deste apartamento de 68 m² com balanço no living, o papel de parede com efeito degradê cai como uma luva. Com ares de pôr-do-sol na praia, ele imprimi uma certa poesia despretensiosa na decoração. O sofá branco e a madeira clara dos móveis do living deixa o revestimento ter total protagonismo no espaço.




Marcenaria Planejada


Não é porque a cozinha é pequena ou estreita que não merece uma atenção especial na hora da decoração. Os móveis sob medida ganham funcionalidade, claro - afinal, os loucos por organização precisam aplicar as lições de Marie Kondo em algum lugar -, mas também funcionam como elemento decorativo de destaque nos projetos. No apê de 65m², o azul traz elegância para o cômodo, contrastando com o branco. Já no apartamento de 30 m² com espaço para tudo, a marcenaria colorida da cozinha se estende por toda a planta, conectando os ambientes integrados de forma original.




Monocromático


Aquela ideia de que tons profundos não funcionam em metragens pequenas pode ficar no passado. O apartamento de 34 m² com cores escuras ganhou decoração natural e referências botânicas, brincando com as proporções de claro e escuro. Já no apartamento de 40 m², o cinza é o protagonista, em uma decoração que prioriza os materiais e o minimalismo dos móveis.




Gostou das nossas dicas? Então acesse nosso blog e confira muito mais!


Fonte: CasaVogue